PLANT BASED: Novo conceito de Alimentação

Blog

Plant Based é uma dieta baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural, completa, não refinada, e minimamente processada. Alimentos que há tempos são considerados apenas acompanhamentos nas principais refeições.

Esse tipo de dieta vai além da alimentação, envolve sustentabilidade, saúde, nutrição e criatividade. Todos os alimentos, em conjunto, fornecem uma alimentação equilibrada e que garantem todos os nutrientes necessários.

É baseada em trabalhos e estudo que indicam a correlação entre a ingestão excessiva da proteína animal e o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, autoimunes e até câncer.

Os mais importantes ‘guidelines’ internacionais como a ADA, American Dietetic Association classificam essa dieta como segura, equilibrada e preventiva contra as doenças citadas.

Mudar radicalmente a dieta pode ser uma tarefa difícil, por isso comece aos poucos. Implemente uma alimentação totalmente baseada em plantas 1 vez na semana e vá aumentando aos poucos.

 

 

O que comer na plant based diet?

  • Frutas
  • Vegetais
  • Tubérculos (batata, mandioca, inhame, batata-doce, cará)
  • Leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha)
  • Cereais integrais (arroz, trigo, quinoa)
  • Oleaginosas (castanhas, amendoim, macadâmia, pistache, nozes)
  • Sementes
  • Cogumelos

Sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos.

Benefícios da Plant Based

As principais preocupações em uma dieta a base de plantas são em relação as proteínas, cálcio e vitamina B12.

Em uma dieta bem planejada e equilibrada, o teor de proteínas e de cálcio pode ser facilmente atingido, porém, é preciso estar atento aos níveis de vitamina B12, podenso ser necessário a suplementação, por isso é sempre importante consultar um nutricionista.

Além da nutrição e da saúde, a dieta Plant Based diminui muito o impacto no meio ambiente. A agropecuária utiliza mais de 90% da água doce do mundo, 1/3 deste total é utilizado para a produção de ração animal.

O maior benefício dessa dieta é o equilíbrio entre você e o planeta.

 

Fonte: https://www.natue.com.br/natuelife/plant-based-diet-novo-conceito-de-alimentacao.html

Deixe uma resposta