Saquinhos de chá geram bilhões de microplásticos e você não precisa deles

Blog

Para quem ama a milenar arte do chá, basta a infusão de um saquinho em uma xícara de água quente para garantir momentos de prazer intenso, tranquilidade garantida, sabor especial – e bilhões de microplásticos em nosso organismo. Pode parecer exagero, mas é literalmente esse o número que uma nova pesquisa sugere: se os microplásticos estão presentes na água da torneira, nas garrafas de água, no sal, em alimentos, no ar que respiramos, eles também estão presentes nos saquinhos de chá, e eles são liberados aos montes quando colocamos os saquinhos na água quente.

 

 

A pesquisa foi realizada por pesquisadores da Universidade McGill, do Canadá, a partir de quatro marcas diferentes de chá embalados em saquinhos de plástico. Os sachês foram aquecidos sem as folhas secas do chá, a fim de não interferir no estudo – e o resultado assusta. Segundo o estudo, somente um saquinho imerso na água à temperatura de infusão é capaz de liberar 11,6 bilhões de partículas de microplásticos e 3,1 bilhões de nanoplásticos na água.

 

 

Os efeitos de tal realidade sobre a saúde humana ainda não é determinado, e precisa de novos estudos para ser determinado. Mas a pesquisa da Universidade McGill – liderada pela aluna de doutorado Laura Hernandez – analisou os efeitos dos microplásticos dos saquinhos de chá sobre um pequeno organismo aquático chamado Daphnia magna que, embora não tenha morrido, o microcrustáceo apresentou anomalias anatômicas e de comportamento.

 

 

 

Exemplos de chá a granel, utilizando infusores ou diretamente na água, como alternativas para os saquinhos

 

A pesquisa confirma a importância de comprar chá a granel ou solto na caixa, sem saquinho – melhorando o sabor e nos dando total clareza sobre o que de fato estamos ingerindo. O estudo foi publicado na revista Environmental Science & Technology.

 

Fonte:

 https: //www.hypeness.com.br/2019/10/saquinhos-de-cha-geram-bilhoes-de-microplasticos-e-voce-nao-precisa-deles/?utm_source=facebook&utm_medium=hypeness_fb&fbclid=IwAR0bk6dYz2VXtEU4B1_9ncROrzaYvwKp04qcCU5euIGdmX0hYPtawH2F-ZM

 

Deixe uma resposta