Como consumir o repolho e principais benefícios

Blog

O repolho é um vegetal que pode ser consumido cru ou cozido, por exemplo, podendo ser um acompanhamento das refeições ou o ingrediente principal. O repolho é rico em vitaminas e minerais, além de ser pouco calórico e pobre em gorduras, se tornando um ótimo aliado no processo de emagrecimento e no fortalecimento do sistema imunológico, por exemplo.

Esse vegetal pode ser classificado quanto a tua textura em liso e crespo e também pela sua cor como roxo e branco. Tanto o repolho roxo quanto o branco possuem os mesmos benefícios, no entanto o repolho roxo possui maior concentração de fósforo e selênio, enquanto que o repolho branco é mais rico em vitamina A e ácido fólico, por exemplo.

 

 

Benefícios do repolho

O repolho é um vegetal rico em vitamina e minerais, possuindo diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

  1. Fortalece o sistema imunológico, já que é rico em vitamina C e antioxidantes;
  2. Previne doenças cardiovasculares, pois possui antioxidantes e impede que o colesterol seja absorvido no organismo, reduzindo os níveis de colesterol;
  3. Controla a pressão arterial, porque promove a eliminação de sódio na urina;
  4. Auxilia no processo de coagulação sanguínea, já que fornece vitamina K, que é fundamental para a cascata de coagulação;
  5. Melhora a aparência e retarda o envelhecimento da pele, pois os antioxidantes evita o acúmulo de radicais livre, prevenindo o aparecimento de manchas acastanhadas na pele e linhas de expressão;
  6. Ajuda a emagrecer, uma vez que é um vegetal pouco calórico e rico em fibras, vitaminas e minerais; 
  7. Previne problemas do estômago, principalmente gastrite, uma vez é capaz de evitar que a bactéria H. pylori fique no estômago e se prolifere;
  8. Fortalece os ossos, pois é rica em cálcio, magnésio e potássio;
  9. Melhora o funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.

Além disso, o repolho pode ser útil para ajudar no controle do processo inflamatório, além de poder auxiliar no tratamento do reumatismo, gota e náusea e prevenir o aparecimento de úlceras.

O consumo do repolho não possui muitas contraindicações, uma vez que é um vegetal muito rico nutricionalmente e que possui vários benefícios, no entanto seu consumo em excesso pode levar ao aumento dos gases, já que possui muito enxofre em sua composição, o que pode ser um pouco desconfortável.

Além disso, mulheres em fase de alimentação devem evitar o consumo do repolho, pois pode causar cólica no bebê. Assim, é recomendado que o nutricionista indique a quantidade e a forma de consumo mais adequada para a pessoa.

Tabela nutricional do repolho

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de repolho cru.

Componentes Repolho cru
Energia 25 kcal
Proteína 1,4 g
Carboidratos 4,3 g
Fibra alimentar 2,5 g
Lipídios 0,2 g
Vitamina C 36,6 mg
Vitamina A 10 mcg
Potássio  160,8 mg
Cálcio 53 mg
Fósforo 32 mg
Ferro 0,57 mg
Magnésio 35 mg
Enxofre 32,9 mg
Cobre 0,06 mg
Sódio 41,1 mg

Receitas com repolho

 

 

Apesar dos benefícios maiores do repolho serem devido ao consumo do vegetal cru, é possível consumir o repolho de diversas formas e aproveitar o máximo de nutrientes para que se tenha benefícios.

O repolho pode ser usado como acompanhamento ou como ingrediente em alguns pratos, como por exemplo:

1. Repolho gratinado

O repolho gratinado é uma forma saudável e rápida de se consumir o repolho e é um ótimo acompanhamento para o almoço saudável, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 repolhos;
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho a gosto;
  • 1 caixa de creme de leite ou creme de ricota;
  • 1,5 colher de sopa de manteiga;
  • Sal a gosto;
  • Mussarela light;
  • 1 xícara de leite.

 

Modo de preparo

Cortar o repolho e colocar em uma panela com água fervente e deixar por alguns minutos até murchar. Enquanto isso, derreter a manteiga em outra panela para refogar o alho e a cebola, que deve ser cortada em pequenos pedaços.

Em seguida, acrescentar o creme de leite, sal e o queijo e misturar até ficar completamente homogêneo. Depois, acrescentar o repolho, misturar novamente, colocar em uma travessa e levar ao forno. Além disso, pode-se colocar queijo ralado por cima antes de levar a travessa ao forno.

2. Repolho refogado

O repolho refogado também é uma ótima opção de acompanhamento das refeições.

 

Ingredientes

  • 1 repolho cortado em tiras;
  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres de chá de azeite;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • 1 tomate picado aos cubos;
  • 1 xícara de ervilha;
  • 1 xícara de milho;
  • 50 ml de água.

 

Modo de preparo

Primeiro deve-se colocar em uma panela o azeite, alho e a cebola picada e logo em seguida, o repolho e a água. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhando até o repolho murchar.

Depois, colocar os tomates cortados, a ervilha e o milho, misturar bem e servir.

3. Suco de repolho

O suco de repolho ajuda no processo de emagrecimento, podendo ser consumido todos os dias e misturado com outras frutas, como maçã e laranja, por exemplo.

Ingredientes

  • 3 folhas de repolho;
  • Suco de 1 laranja;
  • 500 ml de água.

 

Modo de preparo

Lavar bem as folhas de repolho e bater no liquidificador juntamente com o suco de laranja. Em seguida, coar e adoçar de acordo com a preferência. É recomendado beber o suco assim que ficar pronto para aproveitar o máximo dos nutrientes e benefícios.

 

FONTE: https://www.tuasaude.com/repolho/

 

Deixe uma resposta